Você sabia que no dia 29 de novembro é comemorado no Brasil o dia da onça-pintada? A data, que foi oficializada em outubro de 2018, tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os desafios para a conservação desse felino que está ameaçado de extinção. Selecionamos cinco curiosidades super legais para você aprender mais sobre esse que é um dos animais mais conhecidos do nosso país! Confira!
1 – A onça-pintada é o maior felino das Américas
Podendo chegar em um comprimento total de até 2,70m, pesando até 158 kg, a onça-pintada se destaca como o maior felino das Américas. Ela também é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas do leão e tigre. Impressionante, né?
2 – As pintas das onças são como as nossas digitais
Você sabia que as manchas ou o conjunto de pintas das onças são únicos? Elas são como as nossas impressões digitais e, levando em conta as pintas, não existe duas onças iguais. Inclusive, essa é uma das formas de identificação dos animais usada por muitos pesquisadores que estudam a espécie.
3 – As onças não enxergam até terem duas semanas de vida
Os filhotes de onças-pintadas nascem cegos e totalmente dependentes da mãe, só com duas semanas de vida é que eles abrem os olhos. Eles também mamam até os dois meses e só após esse tempo é que começam a comer carne.
4 – As onças-pintadas podem ser encontradas em diversos biomas do Brasil
Se não fosse a caça e a destruição de grande parte do habitat desses felinos, as onças poderiam ser encontradas por todo o Brasil. No entanto, alguns animais ainda podem ser vistos em biomas como a Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. Tanto na Caatinga quanto na Mata Atlântica, as onças-pintadas estão criticamente ameaçadas e correm risco de extinção.
5 – Fique tranquilo! A dieta das onças-pintadas não inclui seres humanos
Apesar de serem um pouco assustadoras, as onças-pintadas evitam contato com seres humanos e só atacam quando se sentem ameaçadas, a fim de proteger seus filhotes ou seu alimento. A dieta desses animais é bastante variada e pode incluir, animais menores como rãs e tatus até vertebrados de médio e grande porte, como antas, capivaras, veados e até mesmo jacarés!
O trabalho de organizações é fundamental para a preservação das onças-pintadas
Instituições e iniciativas de proteção, como o Projeto Onças do Iguaçu, são fundamentais para a conservação e reprodução dessa espécie, assim como para a manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros.
Fonte: https://www.oncasdoiguacu.org/a-onca-pintada/